A Tesla está fazendo o recall de mais de 1,8 milhão de veículos nos Estados Unidos devido ao risco de falha no software para detectar um capô destravado, informou o órgão regulador de segurança no trânsito do país nesta terça-feira (30).
Um capô destravado pode se abrir totalmente e obstruir a visão do motorista, aumentando o risco de acidente, disse a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês).
A Tesla começou a lançar uma atualização de software para corrigir o problema, disse a NHTSA. O software atualizado detecta um capô aberto e alerta os motoristas sobre a situação.
O recall afeta alguns veículos Model 3, Model S, Model X dos anos 2021 a 2024 e Model Y de 2020 a 2024, disse o regulador. Os veículos, segundo a Tesla, foram equipados com uma trava de capô produzida na China pela Magna Closures Co Ltd.
A empresa disse que começou a investigar reclamações de clientes sobre instâncias de abertura não solicitada do capô em determinados veículos Model 3 e Model Y na China em março e iniciou uma recuperação de hardware de trava e inspeção de veículos.
Embora menos eventos desse tipo tenham ocorrido na Europa e na América do Norte, a Tesla disse que iniciou estudos de engenharia nas duas regiões para inspecionar os conjuntos de travas do capô no mês passado e decidiu emitir um recall neste mês.
O recall é o maior da Tesla desde dezembro, quando a empresa emitiu um recall abrangendo 2,03 milhões de veículos dos EUA — ou quase todos os carros nas estradas norte-americanas na época — para instalar novas proteções em seu sistema Autopilot.
No entanto, após relatos de 20 acidentes envolvendo veículos que tinham a nova atualização do Autopilot, a NHTSA abriu uma investigação, dizendo que havia identificado “várias preocupações” com relação ao recall.
Na semana passada, a Tesla registrou sua pior margem de lucro trimestral em mais de cinco anos, ressaltando a batalha da fabricante para reavivar as vendas de automóveis em meio a uma desaceleração da demanda.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tesla faz recall de mais de 1,8 milhão de veículos nos EUA por problema em software no capô no site CNN Brasil.