A Ford informou nesta terça-feira (6) que está emitindo um novo recall para 125 mil veículos utilitários esportivos e caminhões devido a falhas no motor que podem causar um incêndio.
O recall abrange os SUVs Escape e Lincoln Corsair e picapes compactas Maverick dos modelos entre 2020 e 2023 com motores híbridos de 2,5 litros ou híbridos plug-in, de acordo com um registro da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês).
A montadora disse que problemas isolados na fabricação podem fazer com que o motor falhe prematuramente e, nesse caso, o óleo do motor ou o vapor do combustível podem ser liberados, aumentando o risco de incêndio e ferimentos.
A Ford inicialmente fez o recall de 100 mil veículos Escape, Corsair e Maverick nos Estados Unidos em julho de 2022, após identificar 23 relatos de incêndio ou fumaça após uma suspeita de violação de bloco, ou cárter de óleo.
A empresa disse nesta terça-feira (6) que registrou relatos de pelo menos três veículos que sofreram incêndios após o reparo do recall de 2022.
A Ford e a NHTSA aconselharam os proprietários a estacionar e desligar o motor se ouvirem ruídos inesperados do motor, notarem uma redução na potência do veículo ou virem fumaça.
A empresa disse que a nova correção do recall está em desenvolvimento.
A segunda maior montadora norte-americana disse na semana passada que estava fazendo o recall de 142 mil SUVs Lincoln MKC nos Estados Unidos devido a riscos de incêndio e aconselhou os proprietários a estacionar do lado de fora e longe de estruturas até que o reparo do recall seja concluído.
A Ford disse na semana passada que os revendedores adicionarão um fusível em linha ao circuito de alimentação do sensor do monitor da bateria.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ford faz recall de 125 mil carros por falhas que podem causar incêndio no motor no site CNN Brasil.