Lançamentos incluem renovação de carros já existentes, além de modelos completamente novos. O elétrico Spark EUV é um deles e é um projeto de origem chinesa. A GM anunciou nesta quinta-feira (23) seu plano de lançamentos para 2025. Ao todo, a companhia apresentará cinco carros neste ano, dividindo os anúncios em segmentos onde a Chevrolet já atua e outros onde ainda não conta com modelos, sendo estes projetos completamente novos — como o de carros híbridos.
Os lançamentos fazem parte das comemorações de 100 anos da marca no Brasil e serão dividos em duas etapas.
A primeira envolve a renovação do portfólio já existente. A marca não divulgou quais serão estes carros, mas é possível especular uma nova geração do Chevrolet Onix, que pode ser o primeiro veículo hibrido da GM no Brasil.
Outros carros que podem esperar renovação em 2025 são a SUV Chevrolet Tracker e a picape Silverado.
Além destes veículos, outros completamente novos para o Brasil estão no planejamento. O único confirmado foi o elétrico Spark EUV.
Detalhes sobre o motor híbrido leve da Fiat
LEIA MAIS
Conheça os 11 carros híbridos mais baratos do Brasil; veja lista
Consumo de combustível nas alturas? Pode ser filtro de ar entupido; veja o que fazer
Rolls-Royce, Lamborghini Urus e Range Rover: conheça os carros de luxo de Deolane Bezerra
Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP)
divulgação/GM
GM investe em todas as fábricas do Brasil
Em julho do ano passado, a GM anunciou um pacote de R$ 7 bilhões, para investimentos em todas as cinco fábricas no Brasil. Meses antes, a empresa havia realizado um programa de demissão voluntária para mais de 1 mil funcionários no estado.
Na época, a montadora destacou que o investimento tem foco em mobilidade sustentável, abrange a renovação completa do portfólio de veículos e o desenvolvimento de tecnologias para o mercado local, além da criação de novos negócios.
Em setembro, a GM anunciou a fabricação de um híbrido flex em São Paulo, o primeiro projeto de produção de um veículo eletrificado em solo nacional. Esta é uma das respostas das montadoras que já atuam no país, que começaram a se mexer conforme cresceu a entrada feroz de competidoras chinesas no país, como BYD e GWM.
“Temos competição com os chineses em todos os mercados e acreditamos que temos no Brasil a tecnologia para atrair os atuais e novos clientes. Nossa confiança que temos por aqui está na história, no portfólio com tantas opções e que atende ao público”, comentou Roy Harvey, vice-presidente executivo e presidente GM Mercados Globais
Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP)
A fábrica de São Caetano do Sul (SP) é a mais antiga do grupo no país: inaugurada em 1930, ela completa 95 anos em breve. Hoje, a planta abriga a produção da picape Montana, do SUV compacto Tracker e da minivan Spin.
Em São José dos Campos (SP) ficam a produção da picape S10 e a SUV grande Trailblazer. Há também uma planta em Mogi das Cruzes, focada em componentes.
Fora do estado, ficam a planta de Joinville (SC), onde será desenvolvido o motor híbrido flex como fruto de investimento de R$ 300 milhões (parte do aporte de R$ 7 bi anunciado em janeiro), e a de Gravataí (RS). Em julho, a GM já anunciou que destinará R$ 1,2 bilhão do pacote de investimentos para a fábrica gaúcha.
De lá, saem o hatch Onix e sedã Onix Plus. Com o novo dinheiro, a montadora confirmou a produção de um carro inédito, com lançamento previsto para 2026. O modelo é mantido em segredo, mas o mercado acredita que se tratará de um novo SUV, para rivalizar com nomes de peso como Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse.
Reportagem em atualização.